Ficha técnica

Apoio à dramaturgia: Jorge Louraço, Eugénia Brito e André Soares

Image
Jorge Louraço
JORGE LOURAÇO escreveu Cassandra de Balaclava, Xmas qd Kiseres e O Espantalho Teso, entre outras peças. Fez a Oficina de Escrita Teatral de Antonio Mercado no TNSJ, o Seminário Traverse Theatre, com Enda Walsh e John Tiffany, nos Artistas Unidos, a Residência Internacional do Royal Court Theatre, e o Seminário de Escrita Teatral de J. S. Sinisterra no Teatro Nacional Dona Maria II. No Brasil, trabalhou com os encenadores Marco Antonio Rodrigues, Cibele Forjaz e Marcelo Lazzarato e publicou Verás Que Tudo É Verdade, sobre o grupo Folias (SP).
Doutorando em Estudos Artísticos, pela Universidade de Coimbra, com uma bolsa atribuída pela FCT, é docente na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). Foi dramaturgo residente na Oficina Municipal de Teatro, em Coimbra; diretor artístico do Teatro Oficina, em Guimarães; crítico de teatro no jornal Público; e Júri dos Apoios Pontuais ao Teatro em 2004 e em 2007.

Colaborou com várias publicações, como o Léxico de Pedagogia do Teatro, editado pela editora Perspectiva, e com as revistas Drama, Sinais de Cena, Camarim, Crioula, Hemisférica, Caderno de Ensaios e Adágio, e coordenou numerosos eventos, seminários, encontros e workshops ligados à dramaturgia, em Portugal e no Brasil. Tem várias peças publicadas e levadas à cena, tendo a sua peça Êxodos sido nomeada para o Prémio de Melhor Dramaturgia da APCA.

Image
Eugénia Brito
Eugénia Brito (Arcos de Valdevez, Portugal, Outubro de 1973) é professora, mas faz incursões por várias áreas profissionais: teatro, tradução, geriatria, hotelaria, agricultura. Às vezes, compõe livros e assina um blogue com textos sobre temas avulsos da actualidade, poesia e outras trivialidades. É autora dos romances: Carne Torpe (2002), Fecha a Porta Devagar (2008), Zapping Sobre as Madrugadas Idênticas (2011) e Não Sabias o que Levavas às Costas? (2014)

Em 2010 recebeu o Prémio Literário Cidade de Almada, com o romance Zapping Sobre as Madrugadas Idênticas.

Image
André Soares
Tenho feito um percurso profissional no lançamento e implementação de projectos editoriais na área da comunicação social, redes sociais e ativismo político. Comecei na rádio pelo fascínio que ela me causava e depois segui na televisão ajudando a montar programas de um canal de televisão em Angola, canal dois da Televisão Pública de Angola e TPA Internacional (Televisão Pública de Angola). Fui ainda responsável por programas orientados para a juventude com elevados níveis de popularidade como o Bounce Angola, concurso de dança, o concurso Elite Model Look responsável por recrutamento de modelos em Angola e o programa elaborou um mapeamento do movimento da dança kizomba pelo mundo chamado Kizomba Nation.
Passei pela direcção e coordenação da revista de Moda e Estilos de Vida Divo Magazine e fiz pesquisa, guião e entrevistas do documentário Bangaologia- a Ciência do Estilo.

No meu currículo tenho ainda experiência de vários países como a Alemanha, os países do Balcãs como a Macedónia tendo trabalhado em projetos em em Cabo Verde, Moçambique e Angola. Gosto de conhecer o funcionamento das sociedade e culturas tendo adquirido muitos contatos a partir dos projectos que fui concretizando.

No campo acadêmico passei por várias universidades em Portugal e na Alemanha.

Em 2015 defendi a minha dissertação sobre prática e difusão da kizomba pelo mundo ao abrigo do Mestrado em Antropologia, especialidade Globalizações, Migrações e Multiculturalismo estando a tese focada nos fluxos e circuitos contemporâneos na cultura e economia.

Neste momento encontro-me a fazer Doutoramento estado implicado no desenvolvimento de trabalhos de consultoria em comunicação e em projetos editoriais bem como na produção de novos formatos.