Ficha técnica

Entrevistados

Image
Antonio Cardiello
Antonio Cardiello nasceu em Itália em 1975. Doutor em filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é membro do Centro de Filosofia (CFUL) do mesmo instituto e membro do Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa (IFILNOVA) onde desenvolve um projecto de pós-doutoramento financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Co-director do projecto de digitalização da Biblioteca de Fernando Pessoa (on-line desde 2010), editou Uma Stirpe incognita (EDB Edizioni, 2016) e co-editou A Biblioteca particular de Fernando Pessoa (D. Quixote, 2010) e Nietzsche e Pessoa. Ensaios (Tinta-da-china, 2016). Comissário de exposições internacionais sobre Fernando Pessoa, interessa-se pelo pensamento português contemporâneo e pela aproximação entre tradições filosóficas ocidentais e orientais.
Image
António Mega Ferreira
Escritor, gestor e jornalista, António Mega Ferreira nasceu em Lisboa em 1949, estudou Direito e Comunicação Social e foi jornalista profissional de 1975 a 1986, na imprensa escrita e na televisão. Foi Director Editorial do Círculo de Leitores de 1986 a 1988, chefiou a candidatura de Lisboa à EXPO’98 e foi seu comissário executivo. De 2006 a 2012, presidiu à Fundação Centro Cultural de Belém. Actualmente, é Director Executivo da AMEC|Metropolitana. Como escritor, tem mais de trinta obras publicadas, entre ficção, ensaio, poesia e crónicas.
Image
Fernando Cabral Martins
Fernando Cabral Martins é professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Publicou Cesário Verde ou a Transformação do Mundo, Lisboa, Comunicação, 1988; O Modernismo em Mário de Sá-Carneiro, Lisboa, Estampa, 1994; O Trabalho das Imagens, Lisboa, Aríon, 2000; Julio. O Realismo Mágico, Lisboa, Caminho, 2005; Introdução ao Estudo de Fernando Pessoa, Lisboa, Assírio & Alvim, 2014; Mário Cesariny e o Virgem Negra, Lisboa, Documenta, 2016. Coordenou um Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português, Lisboa, Caminho, 2008. Organizou antologias e edições de Luiza Neto Jorge, Mário de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa – bem como, em colaboração, edições da obra literária de Almada Negreiros e de Alexandre O’Neill, bem como as séries antológicas Pessoa Breve e Almada Breve (Lisboa, Assírio & Alvim).

Image
Jerónimo Pizarro
Professor, tradutor, crítico e editor, Jerónimo Pizarro é o responsável pela maior parte das novas edições e novas séries de textos de Fernando Pessoa publicadas em Portugal desde 2006.

Professor da Universidade dos Andes, titular da Cátedra de Estudos Portugueses do Instituto Camões na Colômbia e Prémio Eduardo Lourenço (2013), Pizarro voltou a abrir as arcas pessoanas e redescobriu «A Biblioteca Particular de Fernando Pessoa», para utilizar o título de um dos livros da sua bibliografia. Foi o comissário da visita de Portugal à Feira Internacional do livro de Bogotá (FILBo) e coordena há vários anos a visita de escritores de língua portuguesa à Colômbia. Co-editor da revista «Pessoa Plural», assíduo organizador de colóquios e exposições, dirige actualmente a Colecção Pessoa na Tinta-da- china.

Image
José Barreto
José Barreto, sociólogo e historiador, investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa entre 1975 e 2015. A partir de 2005, dedicou-se principalmente ao estudo e edição dos escritos políticos e sociológicos de Fernando Pessoa. Nesta área temática, publicou recentemente: ``History of a Dictatorship: an unfinished political essay by the young Fernando Pessoa``, inPortuguese Literary & Cultural Studies, nº 28, Dartmouth, 2015, pp. 109-142, “O ano do Orpheu em Portugal” e “António Ferro: o ‘editor irresponsável’”, in Steffen Dix (ed.), 1915 - O ano do Orpheu, Lisboa: Tinta da China, 2015, pp. 67-95 e 215-224, “A poesia política de Fernando Pessoa”, in Abril – Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF, n.º 14 (2015),Fernando Pessoa, Sobre o Fascismo, a Ditadura Militar e Salazar, ed. José Barreto (Lisboa: Tinta da China, 2015), “Fernando Pessoa: germanófilo ou aliadófilo?”, in Pessoa Plural - A Journal of Fernando Pessoa Studies, n.º 6, Fall 2014, pp. 152-215.
Image
Luís Miguel Nogueira Rosa Dias
(Assina as suas obras como: MIGUEL ROZA)

Nasceu na casa atualmente intitulada: CASA FERNANDO PESSOA em Lisboa em 1931/01/01, tendo convivido com Fernando Pessoa, seu tio até aos 5 anos de idade. Frequentou os primeiros 4 anos de escolaridade no “Queen Elyzabeth School (inglesa). Frequentou o liceu na Éccole Française de Lisbonne (francesa). Licenciado em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina de Lisboa.(1958) É Especialista em Cirurgia Geral e Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pelos Hospitais Civis de Lisboa, sendo um dos fundadores em Portugal desta última especialidade. Foi Assistente durante dois anos de Clínica Cirúrgica na Faculdade de Medicina de Lisboa.(no Hospital de Santa Marta) Como obras criativas é autor dos livros: “ENCONTRO MAGICK – FERNANDO PESSOA E ALEISTER CROWLEY Edit.HUGIN (2001); 2ª Edição da editora Assírio&Alvim (2010), “DE MÉDICO E LOUCO DE TUDO UM POUCO” Edit. HUGIN (2003), “SALPICANDO POESIA” Edt. São Rozas (2006), “FIZ DAS TRIPAS CORAÇÃO” Edit. São Rozas (2008). Organizador e tradutor do livro: “TROLHAMENTO DOS 33 GRAUS DO RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITE” Edit. São Rozas (2012), “O TEMPLÁRIO COM DUAS VIDAS” (Iº Tomo duma trilogia de Romances) Edit. São Rozas (2014). Tem feito alguns quadros expostos em diversas exposições. Tem feito numerosas palestras sobre o seu tio, por convite, tanto em Portugal, como na Madeira, França, Venezuela, Alemanha e Brasil. Pertenceu a uma ONG de apoio de Saúde e Língua Portuguesa, nas ilhas de S. Tomé e Príncipe, Pertenceu à Associação de Fernando Pessoa e a um movimento “Psicadélico: A OUTRA FACE DA LUA. Fundou dois Clubes Rotários, tendo sido num deles o seu 1º Presidente. Promoveu os: ENCONTROS DE POESIA DO HOSPITAL DE SANTA MARTA (Este ano vai ser o IXº).

Pertence aos Órgãos Directivos da Liga dos Amigos do Hospital de Santa Marta desde há 10 anos.

Image
Manuela Nogueira
Nome completo: Maria Manuela Nogueira Rosa Dias Murteira. Natural de Lisboa, nasceu na R. Coelho da Rocha nº 16 – 1º Dtº. – hoje Casa Fernando Pessoa

Nome usado na vida literária: Manuela Nogueira.

Habilitações: Além do curso geral dos liceus, domínio do inglês e do francês por ter frequentado escolas das respectivas nacionalidades. Curso sobre «Short stories» no Regent Institute de Londres. Cursos no IADE de Cerâmica (Mestre Calado), Pintura e Desenho (Mestre Lima de Freitas) e História de Arte (Prof. Dr. António Quadros). Devido a uma curiosidade constante assistiu a inúmeros pequenos cursos de variados assuntos. Podendo apenas afirmar-se como autodidata.

Ocupação: Há mais de quarenta anos que se dedica à área da escrita e da promoção de leitura em escolas e bibliotecas.

Na qualidade de sobrinha de Fernando Pessoa, com quem viveu longos períodos até aos dez anos, é chamada para testemunhar sobre assuntos a ele referentes. Assim, como um dos membros fundadores da Associação Fernando Pessoa, participou em actividades relacionadas com a obra do poeta.

Trabalhou como free-lancer no setor imobiliário durante vinte e cinco anos.

Publicações: «O DEDO INDICADOR E OUTROS CONTOS» – Edição de Autor, 1962; «O PINTOR LOUCO DO MEU TEMPO», romance – Guimarães Editores, 1966; «O MELHOR DO MUNDO SÃO AS CRIANÇAS» – com poesias de Fernando Pessoa dedicadas a crianças. Contém dados biográficos em síntese do poeta e as memórias da Autora. Assírio & Alvim, 1998; «QUARTETO A SOLO» – livro de poesias com a participação de Teresa Zilhão, Madalena Férin e José Núncio – Hugin Editores, 2000.; «PASSEIO A DELFOS E OUTROS CONTOS» – Hugin Editores, 2000.; «DOIS AMORES NAS TORRES GÉMEAS DE MANHATTAN E OUTROS CONTOS» – Hugin Editores, 2002; «FERNANDO PESSOA – IMAGENS DE UMA VIDA» – Assírio & Alvim, 2ª. Edição, 2005; «RITUAL SEM PALCO» – Vela Branca, 2006, em primeira edição.; «O MISTÉRIO DO MUNDO DOS SONHOS» – Edições Vela Branca, 2010.; «”CONVERSAS” COM A TIA VALENTINA» - DG Edições, Lisboa, 2014; «O MEU TIO FERNANDO PESSOA» - Editora Centro Atlântico, Famalicão, 2015.; «UMA AVENTURA NA QUINTA DA FURADA» – 1ª edição Atlântida de Coimbra e 2ªs Edições Vela Branca (1970 e 1990); «O PILHA GALINHAS» – 1ª edição Atlântida de Coimbra, 1972 e 2ª edição, Portugalmundo 1996; «MINHA AMIGA LAGARTIXA» – Ática Editores, 1981 (esgotado); «O JARDIM DOS MIL CHEIRINHOS» – 1ª e 2ª edições, Edições Vela Branca. (1988 e 1993); «O ESTRANHO CASO DO TÚNEL» – Colecção à Descoberta, Editorial Presença, 1992 (um dos livros escolhido no ano 2000 para as Olimpíadas da Leitura, uma iniciativa do Círculo de Leitores) (esgotado); «O ESTRANHO CASO DO HOMEM DESAPARECIDO» – Colecção À Descoberta, Editorial Presença, 1993 (esgotado); «O TEATRO NA ESCOLA» – Editorial Nova Arrancada, 1998 (uma das peças foi representada por alunos do CEBI – Alverca e pelo Grupo Teatral S. Gonçalo, na Madeira); «COMO SE FAZ O PÃO» – um dos volumes da Colecção “Observar e Explorar”, Edição Nova Presença, 1998; «O CASTELO DO RODRIGO» – Editorial Verbo, 2002. Colecção: histórias e lugares; «BOAS-FESTAS» - Editado por Lyons Clube Lisboa Benfica, 2006, e feito em colaboração com mais seis escritoras; «O Vasco, a família e os amigos» – Edições CADIN, 2009; «O Vasco e o dia do aniversário do pai» – Edições CADIN, 2009.

Colaborou em vários jornais e revistas. Organizou a exposição: “Uma memória familiar” sobre o seu tio Fernando Pessoa em Março de 1996 na Casa Fernando Pessoa. Texto desta exposição publicado na Revista «Tabacaria» da Casa Fernando Pessoa.

Image
Manuela Parreira da Silva
Manuela Parreira da Silva é professora do Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde lecciona as cadeiras de Cultura Portuguesa do século XX, Estudos Pessoanos e Estudos do Modernismo. Dedica-se, enquanto investigadora, ao estudo dos espólios de Fernando Pessoa e Almada Negreiros, tendo sido responsável pela edição de textos pessoanos, entre os quais:

Fernando Pessoa, Correspondência Inédita, Lisboa: Livros Horizonte,1996;

Fernando Pessoa, Correspondência, vols. I e II, Lisboa: Assírio & Alvim, 1998-9;

Ricardo Reis, Poesia, Lisboa: Assírio & Alvim, 2000;

Ricardo Reis, Prosa de Ricardo Reis, Lisboa: Assírio Alvim, 2003;

Fernando Pessoa, Poesia, vols. I, II e III, Lisboa: Assírio & Alvim, 2006 `{`em colab.`}`.;

Cartas de Amor de Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz, Lisboa: Assírio & Alvim, 2012;

Fernando Pessoa, O Regresso dos Deuses e outros escritos de António Mora, Lisboa: Assírio & Alvim, 2013.

Colabora assiduamente na revista Colóquio-Letras e é também autora de poesia - O Álbum de Vishnu (Assírio & Alvim, 1999) e Entre Cão e Lobo (Assírio & Alvim, 2007) – e do ensaio Realidade e Ficção - para uma biografia epistolar de Fernando Pessoa, Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.

Image
Pablo Javier Pérez López
(Valladolid, Espanha, 1983). Doutor em Filosofia pela Universidade de Valladolid. É autor de diversas publicações e edições ligadas à dimensão filosófica, estética e ibérica de Fernando Pessoa, o pensamento poético, a vontade de ilusão, o conhecimento trágico e a filosofia da cultura portuguesa. É colaborador do suplemento cultural ‘La sombra del ciprés’ de El Norte de Castilla.

Publicou ainda vários livros de poemas e tem traduzido diversos escritores e poetas de língua

portuguesa, entre eles Eduardo Lourenço e António Osório.

Image
Patrícia Nazaré Barbosa
Artista e astróloga, nascida em 1974 em Santarém. Licenciada pela FBAUL em Belas Artes-Pintura, expõe desde 1997. Iniciou os estudos em Astrologia aos 33 anos e desde então que esta área vem reclamando um lugar na sua vida e no espaço do atelier 39'93 em Lisboa, junto das artes. Pratica aconselhamento há 7 anos, aprofundando estudo e investigação. É a autora da 'Mandala Astrológica 2013' e do 'Calendário 4 Estações', editado pela Associação Portuguesa de Astrologia (2014 e 2015), projectos onde o desenho gráfico veio reunir as duas vertentes do seu percurso.
Image
Pedro Sepúlveda
Investigador de Pós-Doutoramento no IELT, unidade de investigação da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, onde também ensina. Lecionou cursos, enquanto Professor Convidado, na FCSH-UNL, FLUL e Universidade de Colónia. A sua investigação centra-se na modernidade literária e filosófica, com acento particular na obra de Fernando Pessoa. Coordena o projeto de investigação “Estranhar Pessoa”, financiado pela FCT entre 2013 e 2015 (cf. http://estranharpessoa.com/) e, desde 2017, a Comissão Editorial do IELT. Publicou o ensaio decorrente da sua dissertação de doutoramento Os livros de Fernando Pessoa (Ática, 2013) e um estudo e antologia dos projetos editoriais de Pessoa, O planeamento editorial de Fernando Pessoa (em co-autoria com Jorge Uribe, INCM, 2016). Tem trabalhado também enquanto tradutor de autores de língua alemã e editor da obra de Pessoa, encontrando-se neste momento a coordenar uma edição digital dos seus projetos e publicações em vida.
Image
Pedro Lencastre Teixeira da Mota
Licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa.

Professor de yoga e meditação alguns anos

Em 1988 e 1989 Co-director da Associação Waldorf de Lisboa, onde proferiu conferências

Publica em 1988 e 1989, após consulta prolongada do espólio do Fernando Pessoa na Biblioteca Nacional, a Agenda do Centenário de Fernando Pessoa e o Livro da Sabedoria Portuguesa, e quatro livros de inéditos de Fernando Pessoa, comentados: Moral, Regras de Vida e Condições de Iniciação; A Grande Alma Portuguesa; A Rosea Cruz; Poesia Profética, Mágica e Espiritual.

Publica em 1998 O Livro dos Descobrimentos do Oriente e do Ocidente, a propósito dos Quinhentos anos do Descobrimento do caminho marítimo para a Índia.

Entre 2003 e 2005, Co-fundador, com Sofia Costa Quintas e Célia Costa Cabral ,da Livraria e Galeria Pessoas e Saberes, em Lisboa, onde realizou conferências e cursos

Em 2006, dá à luz a tradução comentada do texto sânscrito Cântico da Consciência Suprema, Astavakra Gita.

Em 2008 faz a tradução (com Álvaro Pereira Mendes), e introduz, comenta e anota o Modo de Orar a Deus, de Erasmo de Roterdão, nas Publicações Maitreya.

Em 2008 colabora com doze entradas no Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português, coordenado por Fernando Cabral Martins, da editorial Caminho.

Em 2010 participou na galeria Novo Século, de Carlos Barroco e Nadia, na exposição colectiva de artes plásticas intitulada “O Amor é Cego”, com livros de artista manuais.

Em Maio de 2015 publica o livro de trinta e três ensaios intitulado Da Alma ao Espírito, nas publicações portuenses Maitreya.

Em Junho de 2015 é co-prefaciador da Mensagem, de Fernando Pessoa, ilustrada por 25 artistas e editada pela Prelo Arte, e coordenada por José Maria Ribeirinho.

Tem trabalhado como especialista do livro antigo, catalogando e comentando em alfarrabistas ou leiloeiras lisboetas, de 1994 a 2017.

Tem proferido numerosas conferências sobre a Espiritualidade em várias tradições ou seres notáveis.

Colaborou em jornais e revistas, tais como Público, Raiz e Utopia, Arte e Opinião, Nova Renascença, Arte Ibérica, Agenda Cultural de Lisboa, Singularidades, Ar Livre, Nova Águia, Artes e Letras, Transdisciplinar, Pessoa Plural (nº 9, Oriente).

Tem uma página no https://pedroteixeiradamota.blogspot.com.” e um canal no Youtube, também sob o mesmo nome, e fundou algumas páginas culturais no Facebook, tais como Antero de Quental, escritor; Culto das pedras, das árvores e das águas; Anjos e Arcanjos de Portugal e de Deus; Do Amor e da leitura dos livros, Books lover's, Aimer les Livres; Procura a Verdade, Searching the Truth; Pico, Ficino, Erasmo, Góis e Pina Martins; Amigas e Amigos do Martinho da Arcada, A Tradição Espiritual Portuguesa e os seus elos, Santo Graal em Portugal e no Mundo, etc.

Continua a investigar a Tradição Perene, a Tradição Espiritual Portuguesa, as ligações entre Ciência moderna e consciência e a aprofundar a meditação e os mistérios do ser humano, do Cosmos subtil e da Divindade.

Image
Richard Zenith
Richard Zenith, originário dos EUA, emigrou para Portugal em 1987. Investigador, ensaísta e organizador de numerosas edições de Fernando Pessoa, é também conhecido como tradutor — de Camões, de Pessoa e de poetas mais recentes .
Image
Rita Patrício
Rita Patrício é Professora da Universidade do Minho. É também investigadora colaboradora do IELT (FCSH), integrando a equipa do projecto «Estranhar Pessoa». Editou, com Jerónimo Pizarro, em 2006, as Obras de Jean Seul de Méluret (edição crítica de Fernando Pessoa). Publicou em 2012 Episódios. Da teorização estética em Fernando Pessoa e em 2016 Apontamentos: Pessoa, Nemésio, Drummond.
Image
Steffen Dix
Steffen Dix formou-se em Ciência das Religiões (enquanto cadeira principal, com especialização em fenómenos religiosos na literatura europeia), Filosofia e Filologia Portuguesa, e doutorou-se na Universidade de Tübingen em Ciência das Religiões.

Nos últimos anos, trabalhou no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) paralelamente sobre o modernismo em Fernando Pessoa (nomeadamente em relação aos seus escritos teóricos) e sobre a teoria da secularização. No que diz respeito a estes dois interesses

científicos, organizou diversos eventos académicos em Portugal e no estrangeiro, participou em projetos internacionais e divulgou as suas pesquisas em revistas académicas ou editoras internacionais. Está a dirigir a edição da Obra Completa de Fernando Pessoa na Alemanha (no Fischer-Verlag).

Atualmente é coordenador executivo do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião na Universidade Católica (CITER-UCP) onde desenvolve pesquisas sobre a relação entre o modernismo e as transformações religiosas no século XX.

Image
Teresa Rita Lopes
Teresa Rita Lopes é escritora e investigadora (sobretudo da obra pessoana, de que iniciou recentemente uma colecção de 7 volumes, na editora brasileira Global, da sua poesia e ficção, com as obras Livro(s) do Desassosego e Vida e obras de Alberto Caeiro). Tem, como ensaísta, vasta obra sobre Pessoa. Dirige - desde que, em 1976, regressou a Lisboa do seu exilo, em Paris, como professora para a Universidade Nova de Lisboa – uma equipa de estudiosos sobre Pessoa e os modernistas, IEMO, e, agora, uma revista on-line, Modernista. É também autora de poesia (8 livros), estando Cicatriz traduzido para espanhol e francês; há antologias dos seus poemas em italiano, francês, espanhol e catalão. Tem publicado também contos e teatro : Teatro Reunido,, 2 volumes, tendo sido várias dessas peças representadas em Portugal e no estrangeiro. A SPA publicou-lhe uma montagem de textos pessoanos, Véspera de Partida; uma outra montagem pessoana, “Les voyages de l’insomnique”, foi representada, com amplo aplauso da crítica, num teatro de Paris, (Théâtre des Débardeurs, durante os meses de Março e Abril 2016).Vários prémios em todos esses géneros, e “Prémio de consagração” da Sociedade Portuguesa de Autores, em 2011. Sócia efectiva da Academia das Ciências de Lisboa.